Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

AmbienTic

Este blogue faz parte do projecto do 8º D, da Escola Secundária D. João II - Setúbal. O nosso projecto é sobre o ambiente

Este blogue faz parte do projecto do 8º D, da Escola Secundária D. João II - Setúbal. O nosso projecto é sobre o ambiente

AmbienTic

24
Jun08

Saragoça- Expo Água - Congresso Escolar Ibérico

ferlede
O Congresso Ibérico Escolar sobre as alterações climáticas, que se realizou em Saragoça, reuniu representantes de alunos e alunas que participaram na proposta pedagógica Conectando Mundos 2007/2008 em Espanha e Portugal.
 
Aproximadamente 100 participantes estiveram em Saragoça entre 17 e 19 de Junho de 2008, com o objectivo de partilharem as conclusões a que chegaram nos seus projectos.
 
Juntámo-nos no aeroporto de Lisboa, parecia um daqueles encontros da internet, primeiro durante semanas conversámos virtualmente, partilhámos materiais e agora era chegado o momento do primeiro encontro presencial.
 
Com alguma ansiedade à mistura, a pouco e pouco juntavam-se os 8 professores e 8 alunos. A partir deste momento formávamos um grupo que iria representar Portugal neste Congresso Ibérico. Provenientes de várias origens, desde Viana do Castelo até aos Açores, todos diferentes, mas com um objectivo em comum, a Educação Ambiental.
 
Aterrámos em Madrid, depois fomos de autocarro para Saragoça, onde segundo nos contaram, durante o dia ocorrera uma tempestade de chuva e vento à mistura, por isso a estalagem, um lugar magnífico, não tinha energia eléctrica nessa noite. Mas ainda nos esperava um desafio, pois era necessário juntar os 8 projectos, como se de um só se tratasse, por isso, instalámo-nos, jantámos e quem diria, à luz das velas fomos trabalhar. Não fossemos nós lusos com fama de gostar de vencer obstáculos, pois é, aproveitámos a bateria que ainda nos restava no portátil, bem como a luz que o ecrã emanava, para preparar a nossa apresentação. Todos juntinhos à volta da mesa, as ideias iam fluindo e o trabalho avançava, seguindo-se o nosso merecido descanso.
Como é habitual neste seminários, seguiram-se 2 dias de sessões plenárias, workshops, actividades em grupo, convívio e visitas guiadas.
Apresentação dos projectos
A noite de 18 de Junho prometia! Fizemos uma visita guiada “teatralizada” à cidade, ficámos a conhecer um pouco melhor a história de Saragoça. Foi bastante divertido!
Colocámos um vídeo realizado pelo colega Fernando Coordenador do projecto Pluralia

 
No último dia deambulamos livremente pela “Expo Água” e estavam a terminar três dias de trabalho intenso, estávamos extenuados, mas satisfeitos.

 


O Diário da Luana

“Participei no Congresso Ibérico de Alunos Conectando Mundos, foi muito giro e eu gostei imenso.

Como sempre existem coisas de que menos gostamos, e o que menos gostei foi da comida, talvez por não estar habituada (...) O que mais gostei foram as relações/amizades que lá fiz com alunos portugueses e alunos espanhóis, eles têm uma descontracção incrível na apresentação dos trabalhos e são muito comunicativos. Também gostei muito da nossa ida a Saragoça, a cidade é linda, os monumentos são fantásticos e aquele teatro de rua que lá fizeram foi muito engraçado e fiquei a conhecer melhor a história de Saragoça (há uns anos atrás). A ida à Expo também foi muito gira, vimos muitas coisas e melhor ainda foi que o Cirque du Soleil também lá esteve... Este congresso foi muito importante, pois partilhamos ideias uns com os outros e aprendemos coisas que não sabíamos, tudo isto nos melhora como cidadãos e como pessoas, portanto foi muito gratificante lá ter estado”.

 

 

 

 

05
Jun08

Fomos surpreendidos

ferlede

A CIDAC e a Intermon que dinamizaram o programa “Connectando com mundos” surpreenderam-nos, pois passado algum tempo que as actividades de intercâmbio com as escolas dos outros países já tinham terminado, contactaram-nos para nos dar a boa notícia: Fomos seleccionados, juntamente com mais 7 escolas do país para representar Portugal na "Expo Água" em Saragoça, no Congresso Escolar.

 

Elaborámos um cartaz para enviar para a Exposição.

 Cartaz

 

e recebemos os parabéns!!!.

 

03
Jun08

O projecto

ferlede

O tema do nosso Projecto: 

 

 

Objectivo principal: Promover a educação Ambiental utilizando como meio as TIC.

 

Parabéns aos meus alunos. Por falar nisso "Já disse que que vos adoro" A Storinha

29
Mai08

Entrega das Tampinhas

ferlede

 

Entregamos as Tampinhas que recolhemos na Liga dos Amigos do Grupo de Voluntariado do Hospital de São Bernardo. Ficámos muito satisfeitos com o resultado obtido na recolha.
Entrega das Tampas na Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo
Prometemos continuar!!!
A Liga dos Amigos do Corpo de Voluntariado do Hospital de São bernardo, voltou a publicar informação sobre o nosso projecto no seu Jornal "O mensageiro" no mês de Julho.

27
Mai08

Formas de Poupar água / Save water

ferlede

O Grupo (Joana Sineiro, Luana Gamito, Telma Pereira e Marta Lourenço) que seleccionou o tema "Formas de poupar água" elaborou uma brochura com alguns cuidados a ter no recinto escola de forma a não haver tanto desperdício de água.

Bruchura

Abrir brochura completa

 

O nosso CARTAZ 

Cartaz

 

 

 O FILME 

 

O nosso filme foi construído com fotografias tiradas na escola, onde  observámos vários desperdícios. Este filme tem como objectivo sensibilizar as pessoas da escola e também fora dela a poupar água. Como todos sabemos a água e um bem essencial, e não podemos sobreviver sem ela, portanto ajudem-nos!

 

Sabiam que podemos sobreviver 28 dias sem comer e apenas 3 dias sem beber água?

 

Por vezes, na escola há desperdício de água devido a muitas razões. Por exemplo, nas casas de banhos costuma haver fugas de água no autoclismo, algumas vezes os bebedouros ficam a deitar água, porque uma pessoa deixou aquilo mal fechado ou então há alguma avaria no objecto  e não se consegue ligar e desligar convenientemente.

Neste momento a nossa escola está a melhorar muito as condições, mudando as torneiras, pois algumas deixavam pingar água, mesmo quando estavam fechadas, portanto nós achamos que foi um bom investimento!

 

Por vezes os espressores regam demais as plantas, nós achamos que se deve regar com pouca água, mas várias vezes, pois se nós regarmos em demasia as plantas não conseguem absorver toda a água.

No Inverno quando há grandes chuvadas as tampas do esgoto saltam e os pavimentos ficam cheios de água. Essa água não devia estar na nossa escola mas sim noutro sítio.

 

Poupa água, pois é um bem essencial para a vida e não pode ser reutilizada.

 

20
Mai08

O Tinteirão

ferlede

Pusemos maõs à obra em Educação Tecnológica para construirmos um tinteirão gigante.

Este tinteirão servirá para guardar os tinteiro vazios na escola, até os enviarmos para a reciclagem.
Ficou bem giro!
 
 
 
 
 
Leva os teus tinteiros usados para reciclar.
Do ponto de vista ecológico, lançar um cartucho de tinta ou toner, ou uma fita matricial, hoje em dia é um autêntico atentado ao ambiente, pois não são biodegradáveis.
 
Parabéns ao Grupo (A professora Fernanda Ledesma)
13
Mai08

Recolha de Pilhas/Recharge batteries

ferlede

A Campanha da recolha de Pilhas contínua, não te esqueças, colabora!

Eis que no momento certo surge o programa “pilhas de Livrospromovido pelos Hipermercados Modelo.

Programa "Pilhas de Livros"


Era uma forma de incentivar a reciclagem e a leitura. O programa “Pilhas de Livros
troca pilhas usadas por livros novos. Por isso agora ainda tínhamos de nos empenhar mais.
Segue o nosso lema ”Coloca as pilhas do teu MP3 no pilhão ou utiliza pilhas recarregáveis
”.


As pilhas e baterias contêm metais pesados, como mercúrio, cádmio e chumbo. Se abandonadas num aterro sanitário, por exemplo, o seu conteúdo nefasto acaba por passar para o ambiente.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tradutor

> Inglish

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub